Urbanismo Tático

O urbanismo tático refere-se normalmente a intervenções localizadas e de baixo custo focadas na melhoria do ambiente urbano, muitas vezes implementada pela própria comunidade. Essas envolvem a rápida implementação de mudanças circunscritas no espaço público, como por exemplo a instalação de mobiliário, a adoção de áreas verdes, a pintura de equipamentos coletivos ou a criação de espaços para eventos culturais. O objetivo passa por criar espaços urbanos mais vibrantes, seguros e funcionais e promovendo o envolvimento comunitário. Essas intervenções são frequentemente usadas para reimaginar o uso do espaço público, estimular a interação social e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

A Rede de Autarquias Participativas está atenta às iniciativas de urbanismo tático, assumindo, por isso, duas frentes de atividade: 

  • identificação das iniciativas desenvolvidas pelos membros da RAP;
  • elaboração de uma publicação com boas práticas, que possa servir de inspiração para as autarquias portuguesas. 

​Caso conheça uma experiência e queira contribuir para o Observatório, por favor preencha o formulário disponibilizado em baixo e envie o mesmo para a Secretaria Técnica da Rede, através do email rap@oficina.org.pt.