Mini Públicos
Têm vindo a ganhar interesse na sociedade portuguesa as iniciativas de participação cidadã assentes em minigrupos ou minipúblicos, algumas das quais baseadas no método do sorteio cívico. Essas tendem a assumir diversas denominações, entre as quais destacamos os painéis, os júris, os conselhos e as assembleias de cidadãos.
Estas têm em comum o propósito de reunir um grupo representativo de uma comunidade para debater, elaborar e propor políticas públicas.
Atenta a esta realidade, a Rede de Autarquias Participativas assumiu a necessidade de organizar um acervo de boas práticas, que possam servir de inspiração para os nossos membros. Pretendemos, numa primeira fase, mapear iniciativas e compreender se essas se inserem na lógica dos minipúblicos, para, em momento posterior, produzir alguns recursos para a Rede.
Caso conheça uma experiência e queira contribuir para o Observatório, por favor preencha o formulário disponibilizado em baixo e envie o mesmo para a Secretaria Técnica da Rede, através do email rap@oficina.org.pt.