Cuidadores do Território
Entende-se por Cuidador do Território a pessoa que, no exercício da sua cidadania e numa ação de colaboração com o Estado, em particular as autarquias, se assume como coprodutor de serviço público e cogestor do território, ao zelar, monitorizar e administrar bens coletivos de uma dada área ou comunidade.
Esta função, pouco conhecida, tem assumido várias designações, entre as quais "tutores", "zeladores", "guarda-rios", "padrinhos" e "madrinhas" do espaço público.
Estas práticas de cogestão do território são exemplos muito concretos de formas de colaboração entre o poder local e a cidadania, evidenciando, de modo muito efetivo, o potencial da participação cívica.
A Rede entendeu, pelas razões expostas, levar a cabo um mapeamento, caracterização e análise destas práticas, tendo em vista compreender o seu alcance e constituir um manancial de iniciativas que possa servir de inspiração para as autarquias interessadas.
Caso conheça uma experiência e queira contribuir para o Observatório, por favor preencha o formulário disponibilizado em baixo e envie o mesmo para a Secretaria Técnica da Rede, através do email rap@oficina.org.pt.