Participação de Crianças e Jovens
Diversas instituições e organizações internacionais têm assinalado, com particular destaque, a importância da participação da população jovem como elemento essencial para a promoção de uma democracia pluralista, assente em valores essenciais, como a liberdade, a igualdade, a coesão e a justiça.
A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável reforça esta visão, ao reconhecer, de forma explícita, que as crianças e os jovens são agentes críticos para a mudança e para as futuras gerações, sendo essencial proporcionar oportunidades de acesso para a aquisição de conhecimento e competências com vista a uma participação em pleno na sociedade.
Em Portugal, bem como em outros países, têm emergido, ao longo das últimas décadas, diversas práticas de exercício da cidadania por parte das gerações mais novas, que à sua escala visam contribuir para reforçar a literacia e os valores democráticos, essenciais para enfrentar as ameaças da desinformação, da polarização e da propaganda.
Atenta a estas dinâmicas, a Rede pretende organizar um acervo de boas práticas nacionais e internacionais que possam servir de inspiração para os nossos membros. Conheça diversos exemplos de participação de crianças e jovens no Observatório.
Caso conheça uma experiência e queira contribuir para o portefólio em construção, por favor preencha o formulário disponibilizado em baixo e envie o mesmo para a Secretaria Técnica da Rede, através do email rap@oficina.org.pt.