REDE DE AUTARQUIAS PARTICIPATIVAS ABRE PROCESSO ELEITORAL PARA A PRESIDÊNCIA 2026–2027

15-12-2025

A Rede de Autarquias Participativas (RAP) informa que se encontra definido o processo eleitoral para a eleição da nova Presidência, relativa ao mandato de 2026 e 2027.

Apresentação de listas

O período para apresentação de listas concorrentes decorre entre 16 de dezembro de 2025 e 16 de janeiro de 2026. As listas devem ser enviadas para rap@oficina.org.pt, até às 18h do dia 16 de janeiro de 2026.

Cada lista deve:

  •        indicar todas as autarquias que a integram;
  •        identificar a autarquia que assumirá a Presidência e as autarquias responsáveis pela Vice-Presidência;
  •        ser composta por um mínimo de 7 e um máximo de 15 autarquias;
  •        integrar apenas autarquias inscritas como membros da RAP à data da submissão.

A verificação de conformidade das listas apresentadas será assegurada pela Secretaria Técnica da Rede.

 

Votação e anúncio de resultados

A votação das listas submetidas e validadas decorrerá entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2026, através de plataforma eletrónica.
O anúncio dos resultados será efetuado no dia 30 de janeiro de 2026.